RIO — O cenário de demissões iminentes, corte de salário e redução da jornada de trabalho, conforme permite a medida provisória (MP) 936que já está em vigor, é desanimador para boa parte dos trabalhadores brasileiros. Entretanto, há profissionais que estão vivendo um movimento oposto. Em alguns sertores, há novas vagas.

Diante das reformulações emergenciais que se fizeram necessárias neste período de quarentena para conter a propagação do  coronavírus e atender à população, há setores que estão com alta demanda de profissionais e realizando contratações, especialmente os que são ligados às áreas da saúde, de abastecimento, como supermercados e higiene, e as de tecnologia devido ao grande número de empresas que estão com as equipes em home office e migrando para o varejo digital.

Na Catho, uma das maiores empresas de recrutamento e seleção, por exemplo, houve um aumento de 500% de vagas oferecidas na área da saúde na última semana, sendo técnicos de enfermagem e enfermeiros os principais cargos disponíveis.

Segundo Sofia Esteves, presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos, que realiza grandes programas de recrutamento para multinacionais, além da saúde, os setores de higiene e agronegócio, alimentos, e-commerce e gestão de aplicativos estão entre os principais requisitados.