De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Em abril de 2023, a Campanha Janeiro Branco virou lei no Brasil em busca de proporcionar a conscientização sobre saúde mental todos os anos. O objetivo é combater os tabus e paradigmas acerca do assunto, além de focar na prevenção à dependência química e ao suicídio, promovendo uma cultura da saúde mental no país.

 

Saúde mental no Brasil

O Brasil tem a população mais ansiosa do mundo. Dados da OMS de 2022 mostram que aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica, seguido pelo Paraguai, com 7,6%, e pela Noruega, com 7,4%. Especialistas apontam que o elevado índice de desemprego, as recorrentes mudanças no rumo da economia e a falta de segurança pública são os principais fatores para a alta prevalência de transtornos de ansiedade na população brasileira.

Com relação à depressão, o país possui os piores índices da América Latina. Segundo um estudo conduzido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Chile nesse ano, em média, cerca de 12% dos latino-americanos apresentarão a doença ao longo da vida, enquanto no Brasil esse número é de 17%.

 

Transtornos mentais têm tratamento, e todos têm direito!

No Brasil, a atenção em saúde mental é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todos, através de financiamento do governo e de ações municipalizadas. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, as Unidades de Acolhimento, entre outros espalhados pelo país, previstos a partir da Política Nacional de Saúde Mental, atendem pessoas com transtornos mentais e também acolhem usuários de álcool, crack e outras drogas.

E se você estiver passando por um momento difícil, ou conhece alguém que esteja, procure ajude! O Centro de Valorização da Vida – CVV também oferece apoio emocional e prevenção ao suícidio, por meio do telefone 188. O atendimento é feito por voluntários e é de graça, funcionando 24h por dia.

 

Por Sindicatos Online. Com informações Instituto Janeiro Branco, Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, G1 e Poder 360.