Com este mês, vem o notório verão brasileiro. Nele, é necessário tomar alguns cuidados e conscientizar a população sobre o câncer de pele, que tem como uma das principais causas a exposição excessiva ao sol. Por isso, a campanha Dezembro Laranja nos alerta ao cuidado com o maior órgão do corpo: a pele.

A Fecombase apoia a campanha do Dezembro Laranja em prol da saúde e da vida de todos os trabalhadores e cidadãos brasileiros.

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), durante o Dezembro Laranja, busca lembrar o maior número possível de pessoas sobre a importância dos cuidados para prevenção do câncer de pele, e, para isso, procurar um dermatologista é fundamental, com objetivo de entender o tipo de pele e a combinação ideal de medidas de proteção para ela.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

 

Fatores de risco:

– histórico familiar de câncer de pele;

– pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;

– pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;

– exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

 

Sintomas

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

– uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

– uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

– uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

 

Prevenção:

– evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;

– use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares “a prova d’água” devem ser reaplicados.

No trabalho ao ar livre:

– não deixe de usar: chapéus de abas largas, camisas de manga longa e calça comprida;

– se puder, use óculos escuros e protetor solar;

– procure lugares com sombra;

– sempre que possível evite trabalhar nas horas mais quentes do dia.

 

Assim você se previne não apenas contra o câncer da pele, mas também contra as manchas e o envelhecimento precoce.

Cuide-se!

 

Sindicatos Online com informações do Blog da Saúde e da Sociedade Brasileira de Dermatologia