Por uma cultura da saúde mental! 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

O Janeiro Branco é uma campanha que teve início em 2014 e visa chamar a atenção das pessoas para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. O mês foi escolhido por ser o primeiro do ano e, em termos simbólicos, representar o início de um novo ciclo de evolução e reflexão sobre a vida, as emoções e as relações sociais. 

 

Saúde mental no Brasil

No Brasil, a atenção em saúde mental é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de financiamento do governo e de ações municipalizadas. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, as Unidades de Acolhimento, entre outros espalhados pelo país, previstos a partir da Política Nacional de Saúde Mental, atendem pessoas com transtornos mentais e também acolhem usuários de álcool, crack e outras drogas.

Esse formato tem modificado a estrutura da assistência à saúde mental e, aos poucos, vêm substituindo o modelo manicomial e centrado nos hospitais, que possuem características excludentes, opressivas e reducionistas, na tentativa de construir um sistema de assistência orientado pelos princípios de equidade, universalidade e integralidade do SUS.

 

Quem cuida da mente, cuida da vida! Por isso, o Sindicato (incluir nome) apoia a Campanha Janeiro Branco em prol da saúde de todos os trabalhadores brasileiros.

 

Com informações de PenseSUS/FioCruz e Instituto Janeiro Branco.