No Brasil é comemorado o Dia do Comerciário neste 30 de outubro, que pode ser conhecido como Dia do Comércio. A data celebra as conquistas desses trabalhadores, que carregam uma origem de luta e determinação. Esses profissionais são imprescindíveis para toda a população.

Recentemente, no dia 14 de março de 2013, a data foi instituída oficialmente pela a Lei nº 12.790. Na oportunidade, a ratificação foi reconhecida pela presidente Dilma Rousseff e é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho.

 

Luta antiga

No início do século XX, as condições de trabalho para os comerciantes eram completamente precárias. Os trabalhadores tinham jornadas de 12 horas por dia, sem nenhum direito, como feriados ou mesmo folgas aos domingos. 

Os “caixeiros”, como eram conhecidos os comerciantes neste período, conviviam com ameaças e já não aguentavam a grande jornada de trabalho a que eram submetidos. Diante de tanto descaso, os comerciantes começaram a criar pequenos grupos e associações com objetivo de mobilização da categoria, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas. 

As manifestações dessas associações começaram a ganhar força por todos os estados do país. Em 29 de Outubro de 1932, após cerca de 5 mil comerciários marcharem até o Palácio do Catete pedindo por melhores condições de trabalho, os líderes dos manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores. Por causa disso, o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, foi criado para determinar a jornada de trabalho com 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932.

A vitória histórica dos comerciários é um grande exemplo da importância da união das classes trabalhadoras por meio dos Sindicatos – à época associações -, para a defesa dos direitos de toda a categoria.

 

Por Sindicatos Online.