Por Redação CUT

Por mehores condições de trabalho, entregadores de aplicativos travaram, nesta segunda-feira (13), a rodovia Castelo Branco (BR-374), principal via de acesso entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Centro-Oeste Paulista.

O ato faz parte da greve – iniciada na parte da manhã e sem término previsto – que paralisou as entregas por delivery nos municípios de Barueri (SP) e Carapicuíba (SP), atingindo também a região de Alphaville.

Os trabalhadores, chamados de colaboradores pelas plataformas digitais, não têm vínculo empregatício, portanto, nenhum direito trabalhista garantido, e lutam por aumento da taxa mínima por coleta, o fim de duas ou mais entregas por corrida, e que não haja mais bloqueios de conta sem possibilidade de defesa, entre outras demandas. As reivindicações têm como alvo principal o iFood, maior empresa do ramo no país, como mostra reportagem do BdF.

Breque aqui, reunião fechada ali

Enquanto nessas cidades da grande São Paulo as entregas por aplicativo estão brecadas, em algum lugar secreto da capital paulista – pois a informação não é divulgada – o iFood dá início a um Fórum Nacional com Entregadores.

O evento acontece a portas fechadas, com a presença de cerca de 30 trabalhadores escolhidos e convidados pela empresa.

Em nota, o iFood afirmou que “o objetivo deste primeiro encontro é construir conjuntamente uma agenda propositiva e perene ao longo de 2022 para buscar medidas que tragam benefícios para estes trabalhadores e todo o ecossistema”.

Confira aqui a íntegra da matéria de Gabriela Moncau, do BdF.