No dia 6 de agosto é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A data foi criada para valorizar e fortalecer todos os trabalhadores que atuam no ambiente escolar – auxiliares administrativos, merendeiras(os), auxiliares de serviços gerais, de apoio e vigilância – por meio da lei 13.054/14, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 2014.

Em 2009 foi alterada a lei nacional da educação, inserindo, além dos professores, todos os funcionários da escola.

Falta de investimento na educação

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Estudo Socioeconômicos (Inesc), em 2021, o investimento em educação atingiu o menor valor nos últimos 10 anos. As despesas autorizadas no ano passado foram de 126,9 bilhões de reais, cerca de 3 bilhões superior ao de 2020. No entanto, a execução financeira foi menor. 

Em 2020, durante os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que o Brasil foi na contramão da maioria dos governos durante a pandemia. Segundo a pesquisa, dois terços dos 37 países membros da organização aumentaram o orçamento destinado às escolas de ensino fundamental para auxiliá-las durante a crise, enquanto o Brasil não mostrou mudanças em 2020 tampouco em 2021.

A educação deve ser prioridade do Estado, pois é por meio dela que a sociedade adquire os meios necessários para transformar a sua vida e a de todo o país.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção.” – Paulo Freire