O Indicador da Serasa Experian que mede a atividade do comércio teve alta de 5,2% em junho, na comparação com maio deste ano, e registrou o terceiro crescimento mensal consecutivo, feitos os devidos ajustes sazonais. Em maio, o crescimento foi de 10,3%.

A expansão foi verificada na maioria dos setores analisados, com destaque para os segmentos de “Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios” (16%) e “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas Móveis” (4,6%) que tiveram as maiores altas na relação mensal.

Os setores de “Combustíveis e Lubrificantes” e “Materiais de Construção”, por sua vez, registraram queda de 1,6% e 0,7%, respectivamente.

“Mesmo com uma variação menor em relação aos meses anteriores, o resultado é positivo e mostra a retomada gradual do comércio, após as quedas mais expressivas de março e abril”, explicou o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Segundo o economista, o movimento positivo do comércio deve se estender nos próximos meses por conta da reabertura das lojas. “O que vimos foi uma recuperação a partir de abril, inclusive de alguns setores. No entanto, o cenário de incertezas econômicas ainda é uma realidade”, avaliou.